segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O QUE É DRT E QUAL SUA IMPORTÂNCIA


O que é DRT?
DRT significa DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO. É errado dizer: "Eu quero (tenho) DRT!" Na verdade você quer ou tem um Registro Profissional.
"Ter" um DRT, como a maioria diz, significa ser registrado profissionalmente, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Resumindo: teoricamente, se você "tem" um DRT, significa que você é ator ou atriz profissional e que está preparado(a) para atuar.


Por que preciso do DRT?
Pela Lei 6.533 de 1978, que regulamenta a profissão de ator, somente atores com este registro podem ser contratados como profissionais em trabalhos de TV, cinema, teatro ou publicidade. Caso não "tenha" o DRT, o ator não pode ser contratado para nenhum trabalho como profissional, só tendo autorização para trabalhar como amador. E, por exemplo, atores amadores não podem trabalhar na TV. Até podem, mas como figurantes ou interpretando papéis sem fala, em segundo plano.


Como tirar o DRT?
Muitos ainda têm dúvidas de como solicitar o seu registro profissional, e varia de estado para estado o processo de obtenção do registro.
Em primeiro lugar, você precisa saber o que é SATED. SATED é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão. A maioria dos Estados brasileiros possui um SATED com o objetivo de representar os artistas da região. É ele o responsável por conceder o registro profissional aos atores no Brasil. Continuando sobre o DRT...
Segundo a Lei existem duas formas de obter o DRT:
I - diploma ou certificado correspondentes às habilitações profissionais de Ator reconhecidas na forma da Lei; ou
II - atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias  profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva.
Resumindo: você precisa cursar uma faculdade de Artes Cênicas, que dura cerca de 2 a 3 anos, ou estudar em cursos reconhecidos pelo SATED do seu Estado. Também existe a possibilidade de reconhecer seu trabalho provando ao SATED que você participou efetivamente, como ator, em projetos profissionais de teatro, cinema, TV, comerciais, eventos... Esta forma de dar entrada no seu registro profissional pode variar de SATED para SATED e, em alguns casos, além da comprovação dos trabalhos, é exigida uma prova prática diante de uma banca examinadora.  Após aprovação do SATED, o ator recebe o DRT provisório, que tem validade de um ano. Neste período, o ator terá que fazer pelo menos mais um trabalho para obter o DRT definitivo.
Como em Mato Grosso do Sul não há ainda um SATED, é necessário solicitar o Atestado de Capacitação Profissional junto a FITEDCA/GO-MS-MT (Federação Interestadual de Teatro) que fica em Goiânia. Mas calma, não é necessário ir até Goiás para se obter o atestado. 
Veja abaixo os procedimentos necessários:


Documentação:
- Currículo profissional (citando cursos, peças teatrais, gravações para TV, cinema, etc.)
- Anúncios, folders, cartazes de peças e espetáculos com fotos e/ou nome do ator anexos ao currículo.
- Cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e da Carteira de Trabalho.
- Solicitação escrita à FITEDCA solicitando Atestado de Capacitação Profissional na função desejada (ator/atriz, diretor, iluminador, etc...)

Endereço para envio da documentação (correspondência registrada):
FITEDCA/GO-MT-MS
Nona Avenida, 491 - Vila Nova
Goiânia - GO
CEP: 74643-080

Após receber pelo correio o atestado de capacitação emitido pela FITEDCA/GO-MT-MS, comparecer a Superintendência Regional do Trabalho (para aqueles que moram em Campo Grande), na rua 13 de Maio no 3º andar (próx. à Av. Mato Grosso) e levar os seguintes documentos:

- Requerimento de Solicitação de Registro (2 vias - fornecido pela própria superintendência do trabalho).
- Cópia autenticada dos seguintes documentos: RG, CPF, PIS, CTPS e comprovante de residência.
- Declaração de ilícito penal (de próprio punho - modelo disponível na própria Superintendência do Trabalho).
- Atestado de Capacitação Profissional (emitido pela FITEDCA/GO-MT-MS).
- Carteira de Trabalho original.

Atualmente não é mais necessário enviar um currículo à Superintendência do Trabalho como era exigido anteriormente.

Basta dar entrada na Superintendência e aguardar alguns dias para retirar a Carteira Profissional com o Registro devidamente anotado.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato.



Fonte: http://www.testedeelenco.com.br/201009291586/o-que-e-drt-e-como-tirar

11 comentários:

  1. COMO TIRAR DRT:
    Entre em contato pelo Facebook: Sated Riograndenorte
    Ou pelo e-mail: Satedrn@hotmail.com
    Tire todas as suas dúvidas e também seu DRT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu SATED/RN!!!

      Galera do Rio Grande do Norte, para maiores informações sobre como solicitar seu registro profissional, já sabem, é só entrar em contato com o SATED de seu estado.

      Um forte abraço!!!

      Excluir
  2. Muito bem explicado. Adorei !!

    Você teria maiores informações a respeito de maquiadores profissionais interessados em trabalhar na tv? Como esses profissionais podem obter seu registro profissional?

    Se puder enviar maiores informaçoes para: nastassjavicentini@hotmail.com ficarei muito grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathy,

      Não tenho informações sobre registro profissional para maquiadores, mas creio que o procedimento é similar ao para solicitar o registro de ator/atriz, somente o requerimento deve sofrer uma pequena alteração.

      Quanto a possibilidade de se trabalhar em TV ou mesmo cinema nessa área, o ideal seria se cadastrar direto nas próprias emissoras, bem como em produtoras de vídeo e de cinema.

      Abcsss!!!

      Excluir
  3. Boa noite,sou morador de MG,preciso urgente do DRT,EM MG SÓ HAVERÁ BANCA EM Novembro,como faço para obter mais rápido o DRT de Goias,Desde já,obrigado.
    Brunu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiramente temos que verificar a situação. Pela FITEDCA, que é a Federação Interestadual de Teatro não é possível, uma vez que a área de abrangência dela são os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

      O que você poderia tentar seria solicitar o seu pelo SATED mais próximo do seu estado. Tanto São Paulo quanto Rio de Janeiro possuem SATED e cada um com seu calendário de bancas para fins de DRT.

      Veja no site desses dois SATED se algum tem uma banca numa data mais adequada às suas necessidades. Caso negativo, Mato Grosso costuma ter banca duas vezes por ano se não estou enganado. Seriam essas as alternativas mais fáceis para você.

      Espero que as informações acima possam te ajudar.

      Sempre que precisar, acesse nosso blog e envie suas perguntas e sugestões.

      Um cordial abraço!

      Excluir
  4. Você sabe quais as escola de Goiânia que tem reconhecimento pela SATED e que pode ter a assinatura da TRT de goiás. Meu telefone é 9450-7830

    ResponderExcluir
  5. Você sabe se tem alguma escola em Anápolis que reconhecida pelo SATED Goiás. lembrando depois da pessoa sendo aprovado pela sated te que ir em qualquer TRT da cidade ou não? Desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josinaldo,

      Infelizmente não conheço os cursos de artes cênicas de Anápolis para poder te dar alguma indicação, mas uma boa dica seria você entrar em contato com o SATED/GO ou com a FITEDCA/GO e perguntar a eles quais cursos em sua cidade são credenciados juntos a eles para fins de emissão de DRT ao final do curso.

      Em qualquer um dos dois órgãos mencionados você poderá obter mais detalhes sobre a emissão do registro em sua região.

      Abcsss!

      Excluir
  6. E quem não mora em Campo Grande , onde levar o atestado de capacitação? O FITEDCA/GO-MT-MS tem algum e-mail no qual eu possa entrar em contato?
    Sou de Três Lagoas - MS
    Desde já , obrigado!

    ResponderExcluir
  7. em anapolis goias a alguma escola de teatro que tira o drt ?

    ResponderExcluir