domingo, 27 de fevereiro de 2011

NÃO ESTÁ NA HORA DE UM SATED/MS??!

"Nós temos muita preocupação com o comportamento do próprio artista dentro do mercado de trabalho. O artista é um trabalhador com características específicas muito bem definidas, mas é um trabalhador. Vai ter que disputar qualidade igual aos outros. Nos comerciais de televisão, por exemplo, muitas vezes, mais de cem pessoas vão fazer um teste. Todo mundo fica numa sala esperando, esperando e não recebem um script direito, não sabem o que é. O ator fica ali jogado, parecendo uma feira. É de quem pegar. Muitas vezes, sabemos que o casting do comercial já está escolhido. Então, por que fazer esta palhaçada com o artista? Sei até de verdureiro do Mercado Central fazendo teste para ator. O ator é para ser motorista, verdureiro, ser tudo, sem ser de verdade. Ator é para ser. E existem muitos para fazer isso. Por que chamar outro? Minas Gerais está ao nível de qualquer Estado. Aqui, nós somos formados no palco, o que não acontece lá fora. Artista de televisão não faz teatro assim tão fácil. Ator de teatro faz qualquer veículo sem muita dificuldade. Acho que a solução está na própria conscientização da categoria. Temos agora esse terrível racionamento de energia, quando teremos que descobrir como vamos continuar sendo artistas. Um refletor gasta 1000 Watts de potência. E a televisão? Acho que tudo vai ter que cair em uma forma boa para todos. É a hora da fraternidade. É preciso que a categoria se entenda mais. As pessoas não devem se esquecer que somos todos parte de uma só humanidade e que os artistas é que podem transformá-la. Temos tudo para isso."
Faça você mesmo um comparativo com a nossa realidade.



MAGDALENA RODRIGUES
Atriz e Presidente do SATED/MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões)

3 comentários:

  1. concordoo plenamente
    essa é uma materia muto inportante
    do qual muitas pessoas deveriam le..

    ResponderExcluir
  2. É isso aí garoto, nossa profissão é muito desvalorizada, qualquer um hoje é ator atriz, faz comercial e se não tomarmos providencia isso vai continuar!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Juju!
    Já vi gente de todo o tipo gravando comerciais em Campo Grande sem nenhum tipo de preparo, abrindo mão do cachê apenas pela chance de aparecer na TV. Isso é o que não pode acontecer! Tá na hora de sermos reconhecidos e valorizados como profissionais que somos!
    Abcsss!!!

    ResponderExcluir