domingo, 20 de fevereiro de 2011

O MAIOR TEATRO A CÉU ABERTO DO MUNDO!

Todos os anos, nas semanas que antecedem a Páscoa, realiza-se o espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano; o evento, que é encenado naquele que é reconhecido como o maior teatro ao ar livre do mundo, colocou o Estado definitivamente na pauta do turismo nacional e internacional.

A Paixão de Fazenda Nova existe desde 1951, como espetáculo teatral. No início, era simplesmente uma manifestação religiosa de iniciativa do morador local
Epaminondas Mendonça. Ele se inspirou na Paixão que é encenada anualmente na cidade alemã de Oberammergau.

As primeiras apresentações eram feitas pelas ruas do povoado de Fazenda Nova, a um quilômetro da atual cidade-teatro, com a participação de artistas amadores, familiares e amigos.

A idéia de construir uma réplica dos locais onde se desenrolaram os sofrimentos e a morte de Jesus Cristo, em Jerusalém, partiu do gaúcho
Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956 e depois casou com Diva, filha de Epaminondas.

O projeto só começou a se concretizar em 1968, quando foi realizada a primeira encenação na hoje chamada Nova Jerusalém. Uma obra monumental cercada por uma muralha de pedras e 70 torres.

Os atores tomam cerca de duas horas para percorrer todos a área da encenação (ver mapa de Nova Jerusalém); sim, em vez de os cenários serem alterados a cada cena, como em um teatro convencional, são os atores que se locomovem pelos cenários.

Mais recentemente, atraída pela fama adquirida ao longo de anos pelo espetáculo da Nova Jerusalém, a Rede Globo se interessou em patrociná-lo e emprestar-lhe a participação de atores de seu elenco. Isso deu maior visibilidade na mídia às encenações, mas a fama e o prestígio do espetáculo encenado anualmente ali são mais antigos.

Em 2009, a estimativa é que 70 mil pessoas assistam ao espetáculo. Leia os resultados de pesquisa sobre a satisfação da audiência do espetáculo de Nova Jerusalém em 2007.

Testemunhos de muitos dos milhares de pessoas, do Brasil e do exterior, que já assistiram ao espetáculo são de que se trata de uma viagem no tempo. Com a réplica de Jerusalém na paisagem árida e semidesértica do Agreste, os cerca de 500 atores e figurantes que se deslocam por palcos monumentais, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Cenáculo onde Jesus ceou com os apóstolos antes de ser entregue às autoridades religiosas judaicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário