domingo, 20 de fevereiro de 2011

NOTICIAS SOBRE O ATO POÉTICO "A UM 'PAÇO' DA ABERTURA"

"
Foto: Laila Saad Pulchério
O Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande deu continuidade nesta sexta feira, 18 de fevereiro, ao ato poético em frente ao Paço Municipal José Octavio Guizzo, localizado na Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Por volta das 10h30, os artistas começaram a chegar com roupas coloridas, perucas, pernas de pau, máscaras e instrumentos musicais para dar início ao ato pacífico. Os passantes paravam para ver e ouvir a manifestação criativa e bem humorada que reinvidicava 1% do orçamento municipal para a cultura, pagamentos dos editais de 2010, como as Leis do Fomento ao Teatro, com valor de R$100.000,00 e do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, com valor total de R$ 350.000,00 do ano de 2010 e a reativação do Teatro do Paço para a atividade teatral.

O cortejo seguiu dando voltas em torno da prefeitura e cantando: “Lei é lei, 1% pra cultura!” Os servidores do prédio da prefeitura, separados do cortejo por uma porta de vidro fechada, ouviam atentos as falas de atores, atrizes, diretores e produtores teatrais que esclareciam: “... este é um ato pacífico feito pelos artistas de Campo Grande, para que sejam cumpridas as leis de incentivo a cultura. Há um ano esperamos o repasse do recurso...somos trabalhadores como vocês e queremos nossos direitos respeitados.” “Campo Grande tem artistas talentosos e premiados, queremos que a população nos conheça cada vez mais, queremos arte nas escolas, praças e ruas da cidade.”

O cortejo foi seguido também por vários guardas municipais cuja presença foi incorporada com descontração pelos artistas. Estes diziam que a guarda municipal estava ali para protegê-los e não deixar que nada pudesse interferir no ato.

Os estudantes que passavam no local, alguns adolescentes e crianças acompanhadas dos pais, pararam para ver o colorido do grupo ao som dos instrumentos e foram platéia interativa para a apresentação do carismático Mágico Rick Thibau, que finalizou o ato convocando todos para a próxima sexta feira, dia 25 de fevereiro, às 16h30, em frente ao Paço Municipal José Otávio Guizzo.

Histórico do Ato

De acordo com a classe o movimento denominado 'A um PAÇO da Abertura', que vem ocorrendo desde o dia 11 de fevereiro e segue até o fim do mês de março, pretende chamar a atenção da população da cidade para os grupos, o movimento artístico local e também para as reivindicações da classe artística como; a reforma e abertura do prometido Paço Municipal José Octavio Guizzo inativo a quase duas décadas. O cumprimento imediato do Plano Municipal de Cultura, lei esta que foi aprovada e sancionada pelo Prefeito Nelson Trad Filho em dezembro de 2009. E a antiga reivindicação da classe que é o aumento do orçamento municipal para a cultura passando a 1%. Porcentagem que também está na Lei do Plano Municipal de Cultura de Campo Grande.

De acordo com um dos integrantes do movimento, Vitor Hugo Samudio. "A intenção é chamar a atenção da população, do poder executivo e legislativo para o problema que enfrenta a cultura da cidade com a falta de investimento previsto em lei", afirma o diretor. A assessoria informou que o prefeito Nelson Trad viajou nesta quarta-feira de madrugada para Brasília onde buscará recursos para a reforma do Teatro do Paço, o movimento diz que já é uma primeira sinalização do ato ocorrido na ultima sexta. No ultimo dia 04 deste mês o grupo de artistas protocolou um oficio no gabinete solicitando o pagamento imediato dos recursos dos editais de 2010 do FOMTEATRO (Fundo Municipal de Fomento ao Teatro) e FMIC (Fundo Municipal de Investimento Cultural) que quase uma ano depois não foi repassado aos artistas contemplados, e uma audiência em caráter de urgência com o Prefeito, audiência esta que até o momento não foi marcada. "A luta da classe este ano será para o cumprimento da lei do Plano Municipal, implantação do 1% do orçamento para a cultura, aumento do orçamento dos fundos de investimentos culturais que hoje somados dão somente 350 mil reais e que beneficiando poucos artistas, e a discussão de uma política pública para a cultura, em breve faremos este movimento na Câmara dos Vereadores para que eles possam nos dar suporte a todas essas discussões através de audiências e reformulações de algumas leis do município", relata Fernando Cruz integrante do movimento.

O movimento, que vem ganhando mais adesões de artistas, intelectuais, redes sociais e simpatizantes da arte e cultura, vai continuar até o dia 27 de março, dia internacional do teatro, com o objetivo de chamar a atenção da população e da classe política sobre o problema de baixo orçamento na pasta da cultura da capital.

Como Participar

Diversos grupos vão se alternar nas apresentações que acontecerão sempre as sextas, até o final de março sempre em frente ao desativado Paço Municipal, começando com um cortejo em volta da prefeitura e com a apresentação de um espetáculo em frente ao teatro. Na próxima sexta -feira (25), às 16h30, é a vez da apresentação do Grupo DESNUDOS. O movimento é aberto a todos os simpatizantes e os espetáculos são gratuitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário