quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO – NÚCLEO JOVENS – APRESENTA O ESPETÁCULO “CASAMENTO DE SANGUE”

A Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovens, do Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Teatro Identidade, apresentará o espetáculo “Casamento de Sangue” em Três Lagoas, com entrada franca. A peça teatral é uma adaptação livre do texto “Bodas de Sangue” de Federico García Lorca. A classificação do espetáculo é de 12 Anos.

A apresentação do Espetáculo ocorrerá neste sábado e domingo, 04 e 05 de Fevereiro, às 20h30min, no Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I.

O Núcleo Jovens, da Escola Municipal de Teatro, e Grupo de Teatro Identidade, iniciaram as atividades em abril de 2011, para este processo cênico, com oficinas de inserção e formação teatral. No segundo semestre, deram início ao estudo da tragédia “Bodas de Sangue”, do dramaturgo espanhol Federico García Lorca, e, a partir de uma adaptação livre do texto dramático para a região sul-mato-grossense da década de 1950, surgiu o processo teatral intitulado “Casamento de Sangue”. 

A tragédia pode estimular ao prazer do excesso, da não conservação de si e do que já está estabelecido, insuflando o gosto pela experimentação radical e violenta das aventuras a que podem levar uma ideia ou pulsão levadas a suas últimas consequências. No espetáculo, a construção psicológica das personagens é notável; a violência vai crescendo ao longo do enredo, ganhando forma para, finalmente, se materializar no desenlace.

Às vésperas e no dia do casamento, a noiva se encontra com seu ex noivo, os dois não resistem ao sentimento que nutrem entre si e fogem, provocando uma tragédia em duas famílias. Naquele momento, são os dois casados e a humilhação feita paga-se com sangue.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco composto pelos atores: Amanda Menegueli, Emerson Matos, Erick de Paula, Evelly de Souza, Felipe Citro, Iáscara Casasco, Karoline Ferreira, Manoel de Souza, Mariana Barbosa, Renata Silva, Roberta Brambilla e Samara Gobira, que são concluintes das atividades da Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovens, desenvolvida neste ano de 2011. O espetáculo conta com o apoio técnico de Carin Louro, Cristovam Henrique, Ana Luiza Casasco, Évelyn Gonzaga e Márcia de Almeida. A concepção dos figurinos e maquiagens é de Giovanni Piancelli Zanutto.

Em 2011 a Escola Municipal de Teatro, com os Núcleos: Crianças e Adolescentes, Jovens e Adultos, trabalhou as atividades que visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para explorarem suas potencialidades a fim de colocar em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. O principal objetivo foi de trabalhar fluentemente para a elaboração de Espetáculos e Esquetes Teatrais, Atividades Culturais e Recreativas, Eventos do Setor Cultural, para serem destinados e desenvolvidos à comunidade três-lagoense.

O Núcleo Municipal de Teatro está vinculado ao Grupo de Teatro Identidade, que é desenvolvido desde 2005 em Três Lagoas. O grupo conta com a participação anual de diversas pessoas, dentre elas, acadêmicos da UFMS, estudantes de escolas do município e pessoas da comunidade em geral, presentes nos encontros, oficinas e ensaios.
SERVIÇO:

Espetáculo: “CASAMENTO DE SANGUE”
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, Localiza-se na Av. Capitão Olinto Mancini n.º 1662, Bairro Colinos – Próximo ao Exército
DATAS: Sábado e Domingo, 04 e 05 de fevereiro de 2012 HORÁRIO: 20h30min
ENTRADA: Gratuita.
TEXTO: Adaptação Livre do texto “Bodas de Sangue” de Federico García Lorca
DIREÇÃO: Leandro Cazula
FIGURINOS e MAQUIAGEM: Giovanni Piancelli Zanutto
ELENCO: Amanda Menegueli, Emerson Matos, Erick de Paula, Evelly de Souza, Felipe Citro, Iáscara Casasco, Karoline Ferreira, Manoel de Souza, Mariana Barbosa, Renata Silva, Roberta Brambilla e Samara Gobira.
APOIO TÉCNICO: Carin Louro, Cristovam Henrique, Ana Luiza Casasco, Évelyn Gonzaga e Márcia de Almeida
DURAÇÃO: 50 minutos GÊNERO: Tragédia
CLASSIFICAÇÃO DO ESPETÁCULO: 12 Anos
Escola Municipal de Teatro – Núcleo Jovens
Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas

Três Lagoas, 31 de janeiro de 2012
Informações: 
67-3929-1133 Ramal 223 / 9988-5148 / 9151-0008 / http://teatroidentidade.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário