quinta-feira, 28 de abril de 2011

MUSICAL - O FANTASMA DA ÓPERA


O Fantasma da Ópera (no original em inglês: The Phantom of the Opera) é um musical composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. O álbum deste musical está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.


The Phantom of the Opera abriu no West End, em Londres, 1986. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne e o seu design teve encarregue por Maria Bjornson, com a direcção das luzes por Andrew Bridge. Em 2008, a producção do West End atingiu as 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espectáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a produção de entertenimento com mais sucesso da história, com, mais de 5 bilhões de dólares, em 2007. O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos. A esperada seqüência do musical, Love Never Dies, estreou em Londres em fevereiro de 2010, chegando aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano.


Produções originais do West End e Broadway

The Phantom of the Opera abriu no Her Majesty's Theatre em Londres em 9 de Outubro de 1986, com o elenco composto por Michael Crawford no papel principal, Sarah Brightman como Christine e Steve Barton como Raoul. Atingiu as suas 9000 performances em 31 de Maio de 2008.

O musical abriu na Broadway, no Majestic Theatre, em 26 de Janeiro de 1988 e é o musical com maior tempo de exibição, quebrando o recorde de Cats, em Janeiro com a sua performance nº 7,486. Crawford, Brightman e Barton formaram o elenco original na produção de Nova York, e Judy Kaye teve o papel de Carlotta. O fantasma já foi representado por vários atores, sendo seus últimos, Ramin Karimloo, Howard McGillin e John Cudia.

O musical ganhou mais de 50 grandes prémios do teatro, e ganhou ambos Olivier Award and Tony Award para o melhor musical, no West End e na Broadway. Ambas as produções de Londres e Nova York continuam a ser representadas. De acordo com o website oficial, o musical foi representado em 124 cidades, em 25 países e visto por mais de 100 milhões de pessoas. Com o total de $5.1 biliões, The Phantom of the Opera é o evento de entertenimento com mais sucesso de sempre. A produção da Broadway fez mais de US $715 milhões, fazendo dele o espectáculo da Broadway com mais sucesso da história. Em sinal da sua popularidade, The Phantom of the Opera ficou em segundo lugar na "Nation's Number One Essential Musicals" da BBC.

Personagens principais

o O Fantasma da Ópera (tenor / barítono) - Nasceu com uma deformidade parcial no rosto, o Fantasma é um gênio compositor, músico e, por vezes, um mágico, que se esconde por detrás de uma máscara branca e é conhecida pelos administradores e atores da ópera como o "Opera Ghost".


o Christine Daaé (soprano) - Uma garota sueca, bailarina e cantora do coro do "Opera Populaire". Embora talentosa, ela precisava de prática até o Fantasma levá-la sob a sua asa e ensiná-la a cantar.


o Raoul, Visconde de Chagny (barítono / tenor) - O patrono do "Opera Populaire" e amor de infância de Christine.


o Carlotta Giudicelli (soprano) - A arrogante diva da Ópera, terá muito ciúmes de Christine após seu grande sucesso.


o Madame Giry (mezzo-soprano) - A amante do balé da Ópera, e "porta-voz" do Fantasma.


o Meg Giry (mezzo-soprano) - A filha de Madame Giry, um membro do balé e do coro, melhor amiga de Christine.


o Monsieur Richard Firmin (barítono) - O ranzinza administrador do "Opera Populaire".


o Monsieur Gilles André (barítono) - O leviano administrador do "Opera Populaire".


o Ubaldo Piangi (tenor) - O líder dos tenores da Ópera, marido de Carlotta Giudicelli.


o Joseph Buquet (barítono / baixo) - O chefe da Opéra Stagehand, sabe alguma coisa sobre a identidade do fantasma.

O Fantasma da Ópera no Brasil

A partir de abril de 2005, o musical iniciou sua temporada no Brasil, em São Paulo, no Teatro Abril, e com data de encerramento para abril de 2007, após estender sua temporada duas vezes. Como o fantasma, atuou Saulo Vasconcelos, que também fez o mesmo personagem na montagem no México.

Elenco Original Brasileiro:


o Christine - Sara Sarres e Kiara Sasso (Alternante)


o Substituição de Bianca Tadini e Daniela Veiga


o O Fantasma - Saulo Vasconcelos


o Raoul - Nando Prado


o Carlotta - Edna D'Oliveira


o Meg Giry - Carolina Puntel


o Madame Giry - Paula Capovilla


o Firmin- Jhonatas Joba


o André - Homero Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário