quarta-feira, 13 de abril de 2011

A ARTE DE FAZER TEATRO

O teatro é uma arte que encanta quem assiste e quem faz. Grande parte dos jovens já passaram pela experiência de se apresentar em uma peça de teatro quando crianças. Mas para alguns o teatro foi além da escola e passou a fazer parte das suas vidas.


Muitos jovens fazem teatro para se livrar da timidez, para se expressar melhor ou apenas como um hobbie. No meio teatral há pessoas de todos os tipos, idades, raças, ‘sexos’. E todos se respeitam. Há uma cumplicidade maior, há uma abertura para o novo, para o diferente. É um clima de liberdade, e se aprende muito com isso.


O teatro pode também ajudar em outras profissões. “Ajuda no relacionamento com pessoas. E questões mais técnicas também, por exemplo, como impostar a voz em público, como usar a respiração corretamente, como improvisar em uma apresentação, enfim. Por essa liberdade que os jogos teatrais te ensinam, é possível ‘brincar’ mais com essa questão da apresentação pessoal.


No entanto, algumas pessoas se envolvem tanto com essa arte que fazem do teatro sua profissão, como no meu caso. Independente de onde você quer chegar com o teatro, acho muito válido experimentar e deixar o teatro te levar… Talvez você entre, ache legal e veja que não é bem aquilo que quer para a vida. Talvez entre despretensiosamente, como foi meu caso, e se apaixone tanto que queira aquilo para o resto da vida. Qualquer experiência com o teatro é válida, vai te fazer crescer de alguma forma, vai te mudar, te fazer evoluir.


Na minha opinião, ao contrário do que muitos pensam, teatro não é apenas dom. É técnica, é estudo, é repetição, é ensaio. Quanto mais o ator estudar, se esforçar, assistir peças, ler bastante, mais ele consegue aprimorar a prática. Teatro é puro sentimento, dedicação, repetição, até chegar no ponto, até descobrir o enigma, que é o personagem. É uma prática que não se esgota.

3 comentários:

  1. Que bacana esse seu texto Mario. Irei passar para os integrantes do meu grupo. Posso? Parabéns. Sinto essas questões nos iniciantes, e com certeza seu texto irá repercutir bem nos fazedores de teatro, principalmente aos iniciantes.
    Abraços
    Leandro Cazula - Três Lagoas

    ResponderExcluir
  2. A arte corre em minhas veias e este texto Mário só aumenta esta minha paixão. Acabei de me formar em Artes Teatro, minha colação de grau será dia 16/01/2013, estou radiante, e passei por aqui para copiar uma frase para colocar em meu convite virtual. Grande abraço de Edna Marins

    ResponderExcluir
  3. eu to em uma oficina de teatro e meu primeiro personagem vai ser um vilão, e não sei por onde começa

    ResponderExcluir