O ato de memorizar não necessita ser tão penoso, como faz a maioria das pessoas. O maior problema da grande massa é que só sabem memorizar algo lendo a mesma coisa várias vezes.
Neste post veremos como o nosso cérebro se recorda e como utilizar esse conhecimento para alcançarmos um método para memorizarmos. Qualquer que seja o método, dica ou até mesmo um truque, que ajudar sua memória, vale a pena.
1. Ler o texto em voz alta;
2. Copiar o texto à mão;
3. Ler o texto, entendê-lo e criar um esboço;
4. Ter alguém para ler para você;
5. Grifar palavras-chaves no texto.
Existem infinitas maneiras. Uma delas pode ser criar familiaridade com o texto, com a peça. Necessitamos chegar a um método para dar ao nosso cérebro apenas o que ele precisa pra se lembrar o texto. Informações que faça-o recordar do texto original, sem precisar ler.
Vamos usar esse exemplo com um trecho do Poema (Hoje há em mim):
Hoje há em mim
Algo transparente,
Algo envolvente
Que me faz flutuar.
Agora dando informações ao nosso cérebro para recordar:
Hyxy Hx Ex Mxy
Axyx Txyxyxyxyxyx,
Axyx Exyxyxyxyx
Qxy Mx Fxy Fxyxyxy.
O que foi feito foi usar a primeira letra de cada palavra. Fazendo isso, você vai enviar informações para que seu cérebro faça um backup das palavras. Mas, não se esqueça que você está auxiliando o cérebro a encontrar as conexões certas e precisar verificar o texto original. Anote a palavra que te confundiu e inicie o processo novamente.
Esse método ajuda a melhorar sua memória, fazendo-a exercitar. Mas ele não deixa de ser apenas um método, um facilitador. Quando precisar memorizar algo, pense em como você pode ajudar o seu cérebro a se recordar das informações e não apenas ficar repetindo várias vezes a mesma coisa.
O objetivo é ter a informação em sua memória de curto prazo rapidamente, assim você poderá praticar o processo de informações para a memória a longo prazo.
Gostou? Comente! Não Gostou? Comente também!
Escrito por: Fernanda Degolin
Nenhum comentário:
Postar um comentário