sexta-feira, 11 de março de 2011

JÁ PENSOU EM FAZER UMA WEBSÉRIE??!


O que é uma websérie? Resumindo em uma frase: são séries transmitidas via Internet. Assim como as de televisão, mas adaptadas ao formato e às características da Grande Rede. As webséries têm conteúdo próprio e contém episódios que podem ser gravados em qualquer estilo e variam dentre diversos temas. Sites como Videolog, YouTube e Vimeo  permitem o armazenamento e distribuição dos vídeos.


Este formato está fazendo um grande sucesso mundo a fora. As webséries são queridas pelos jovens pela praticidade (disponíveis em sites), rapidez (os websodes/episódios tem cerca de 6 minutos cada) e a interatividade (você escolhe quando e o que quer ver, além de poder deixar recados nos vídeos e interagir com a produção).


Uma das primeiras webséries foi lançada em 2006, durou quase dois anos e é um tremendo sucesso até hoje. Chama-se lonelygirl15 e era feita por uma adolescente americana que publicava no YouTube vídeos falando do seu dia-a-dia e relacionamento com seus pais e amigos. Conheça o site da websérie.




Uma websérie deve ser planejada como uma série completa, com temporada fechada e personagens construídos e desenvolvidos na Internet podendo, porém, mais tarde migrar para outras mídias. No exterior, uma série chamada Afterworld chegou a passar no canal AXN.




Outra, a Sanctuary, foi comprada pelo Sci-Fi Channel e teve seus 8 episódios de 15 minutos reproduzidos na telinha.




Ainda não existe um formato exato. Algumas possuem 30 websodes/episódios, outras 6, a maioria possui a quantidade que seu orçamento permitir. Os episódios podem ser divididos em partes ou disponibilizados na íntegra.


De tão popular, as webséries já ganharam uma premiação dedicada ao formato lá fora. O Streamy Awards premia todo ano as melhores produções voltadas exclusivamente para a Internet.


O Brasil entrou na onda e já está produzindo várias webséries. Algumas delas, de alta qualidade. As mais comuns são voltadas ao humor, com cenas do cotidiano, questões sobre relacionamentos amorosos, entre outros. Mas, também temos exemplos como a 2012, Onda Zero, a primeira websérie brasileira de ficção científica. Ela é composta de 10 capítulos, com 7 minutos cada e fala do tão comentado fim do mundo em 2012.


Conheça as principais webséries que estão fazendo sucesso lá fora.


Algumas webséries brasileiras:


Websérie - 2012 Onda Zero
(Excelente Qualidade!)


Mario & Odete #1




Ana & Cesar - Episódio 001




Sr Nervoso e Sra Neurótica - Episódio 001




Teaser da Websérie do Zero




Mina & Lisa - 01




Matérias interessantes sobre webséries que serviram de referência para este post:




http://braseries.com.br/blog/2010/09/12/editorial-webseries/

Um comentário:

  1. olá , meu nome é maria fernanda e tenho um blog sobre garotas (endereço no final) e queria saber com que eu faço a abertura de uma webserie , pq eu e minha amiga criamos uma e queriamos fazer a aabertura , que é o que falta.sera que se vc conseguir me explicar posta no meu blog:
    www.its-the-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir