domingo, 8 de janeiro de 2012

AS ORIGENS DO TEATRO


VOCÊ SABIA:

Que a palavra TEATRO é de origem grega, THEATRON (verbo ver, substantivo vista)? E que tem-se notícia de que a civilização egípcia fazia teatro, sendo que cerca de 3200 a.C. já existiam representações teatrais? Que fazer teatro sempre foi uma atividade de caráter religioso, isto é, ligado ao culto das divindades que cada povo possuía? O objetivo era exaltar a glória e o poder das divindades. Também os chineses conheceram o teatro cerca de 2205 a.C. Além de ser religioso, o teatro da China também servia para celebrar os êxitos militares, as conquistas, etc.. Do mesmo modo a Ìndia, a Coréia e o Japão desenvolveram a atividade teatral.

AS ORIGENS:

É na Grécia que começa o nosso teatro. E tudo começou ligado, como já falamos, à religião. As procissões louvando e narrando a vida do deus Dionísio, reuniam milhares de pessoas num ritual/cerimônia onde estavam presentes a dança, a música e imitações desse deus.No local de sacrifício, onde a multidão se reunia ao final da procissão, um grupo de pessoa (os sátiros), entoava cantos, inicialmente improvisados, depois compostos pelos poetas. Em 534 a.C., o poeta Tespis separou-se do coro, recitando outro canto. Daí foram surgindo outros atores/cantores/recitadores ampliando a cerimônia. Assim,além do coro (sátiros), surgiam pápeis destacados e o protagonista, ou ator (gronista) principal (proto). O teatro grego conheceu grande progresso cerca de 534 a.C. quando o governo do ditador Psístrato organizou um concurso de peças teatrais, no gênero da época: a tragédia. Eram características da tragédia: – luta feroz dos seres humanos contra a fatalidade, o destino cruel;- a virtude e a nobreza dos sentimentos;- a passividade, a calma diante da morte, do sofrimento;- uma linguagem bastante sofisticada. As tragédias, tinham por finalidade, emocionar, comover, provocar lágrimas, fazer com que o público tivesse uma verdadeira identificação com o protagonista e sua causa. Principais autores do gênero tragédia: Ésquilo (525-456 a.C.), Sófocles (490-406 a.C.) e Eurípedes (484-406 a.C.)Entretanto, ao lado desse gênero, surgiu outro: a comédia. Enquanto a tragédia exaltava as virtudes e os sentimentos nobres, a comédia satirizava os excessos, a dissipação, a falsidade, o embuste, os sentimentos mesquinhos. E sendo o avesso da tragédia, não pretendia comover, mas fazer rir. O maior comediógrafo foi Aristófanes. O teatro grego, vai perder sua vitalidade por volta do século I d.C., quando então Roma passava a dominar os povos do mundo ocidental.

O TEATRO NO BRASIL:

Dando um salto no tempo e no espaço, vamos saber o que aconteceu no Brasil. Quando surgiu o teatro em nossa terra? Alguns escritores dizem que a atividade teatral chegou com Padre José de Anchieta (1533-1597). O seu teatro, trazido na época da colonização era um teatro de fins catequéticos, ou seja, o que ele queria mesmo era catequizar, evangelizar os índios que aqui viviam. Mais tarde, vamos assistir no Brasil, várias peças vindas da Europa (Itália, França e Portugal principalmente). O primeiro prédio exclusivamente dedicado ao teatro foi construído no Rio de Janeiro (“Casa da Ópera”) na época do Vice-Reinado. Outros autores afirmam que, na verdade, teatro brasileiro só acontece no fim do século XVIII, início do XIX. A “expressão de uma nacionalidade” autenticamente brasileira vai acontecer com as comédias de Martins Pena e os dramas românticos dos poetas da abolição: Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. É preciso falar ainda de João Caetano, que estimulou a formação dos atores brasileiros e valorizou o seu trabalho.

” O TEATRO NA VIDA E A VIDA NO TEATRO” de Plutarco Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário