quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMO SER UM ATOR EM 4 ATOS - A VOZ


2. Voz
Segundo a Wikipédia: “A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.”

Para o ator, tão importante quanto cuidar do corpo, é cuidar da sua voz. E isso vale não somente para pessoas que sentem algum tipo de dificuldade em falar ou se expressar através da fala.

Muita gente pensa que só deve procurar um fonoaudiólogo quando tem algum tipo de dificuldade para se comunicar, como a gagueira, a rouquidão ou a língua presa. Qualquer pessoa que trabalha com a voz de alguma forma, precisa – obrigatoriamente – tomar cuidados especiais e dar atenção especial à fala.

Num curso universitário de Artes Cênicas, além de aulas de expressão corporal (como dito no post anterior), também existem várias cadeiras (matérias) de expressão vocal ao longo da graduação. Essa atenção especial deve seguir com atores de todas as idades, amadores e profissionais, durante toda a carreira.

A voz além dos palcos
A voz é tão importante para a profissão do ator que seu uso pode ir além dos palcos e das novelas, lugares comuns no pensamento do iniciante. Seu trabalho pode se estender em dublagens de filmes, canções em espetáculos musicais, locuções de comerciais, gravações de audiobooks e leituras dramatizadas presenciais ou em vídeos.

Conheça um pouco sobre o trabalho de dublagem:


Vale lembrar que para ser dublador, além de fazer um curso específico, você precisa ter registro profissional de ator, o famoso DRT.

Imitação
Um trabalho que costuma fazer muito sucesso, principalmente por estar mais próximo da comédia, é o de imitar vozes famosas. O talentoso ator e humorista Tom Cavalcante, por exemplo, ficou conhecido no início de sua carreira com este tipo de trabalho e vários outros também seguem esta linha.

Sotaque
O Brasil é um país de muitas vozes, muitos tipos. Cada região do país possui um sotaque característico. No cinema ainda se pode ver um trabalho mais requintado, porém, na televisão é comum ver atuações sofríveis.

Ao interpretar um papel de um determinado povo, é preciso muita pesquisa, laboratório com pessoas que vivam na área de estudo e muitos exercícios até ter um resultado mais realista. Se a sua personagem, independente do tipo de trabalho - tv, cinema, teatro ou publicidade -, não tem o seu sotaque, mergulhe fundo neste trabalho de análise e pratique bastante antes de entrar em cena.

Respiração Diafragmática
Eu comentei no artigo anterior que abordaria mais sobre a respiração diafragmática neste post sobre a voz. Encontrei um vídeo no YouTube que explica de forma didática como funciona esse tipo de respiração tão essencial para o trabalho dos atores. Não deixe de assistir e de exercitar bastante até que ela se torne natural nas suas cenas e exercícios.

Exercícios
Falar um texto com um lápis entre os dentes (ou com uma rolha na boca) é apenas um dos exercícios que você pode fazer para trabalhar melhor sua voz, neste caso, a articulação das palavras. Existem outros exercícios específicos para trabalhar o ritmo, a entonação, a articulação...  Além de outros para trabalhar a impostação, de trava língua e de posicionamento da voz.
Veja o trabalho de aquecimento vocal feito pela fonoaudióloga e cantora Patrícia Maia (Twitter: @bompravoz).


E outro trabalho de aquecimento vocal utilizado pela CTAD, companhia teatral do Rio de Janeiro:


Vale lembrar que qualquer exercício deve ser feito inicialmente na presença de um profissional capacitado, de preferência um fonoaudiólogo. Se você não tiver certeza do que está fazendo, o exercício pode ser extremamente prejudicial à sua saúde.

Procurando exercícios na Internet, achei uma cartilha muito interessante no site Saúde do Professor. Assim como os atores, os professores também precisam de um cuidado todo especial com a voz e essa cartilha ilustra muito bem o cuidado que se deve ter, inclusive com exercícios. Baixe aqui.

Já ouviu falar em trava-língua? É uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.

“O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.”
“Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.”
“A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.”

Neste site você tem acesso a várias frases diferentes.

Espero que tenham gostado deste post sobre a Voz do ator. Na próxima semana falaremos sobre Interpretação. Fiquem ligados!

Aguardo os comentários de vocês!

Abraços!!!

6 comentários:

  1. Olá, Mário!

    Você indicaria alguma escola para iniciantes aqui em Campo Grande - MS?

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ola Bruno,
    Em Campo Grande, indico a Oficina de Criacao Teatral, do Pontao de Cultura Guaicuru. Maiores detalhes, veja o site: www.pontaodeculturaguaicuru.org.br.
    O curso eh gratuito.
    Continue visitando nosso blog e env iando seus comments.
    Abcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, existe algum curso em Campo Grande, Ms, que tire o DRT para locutor e apresentador?

    ResponderExcluir
  4. Você saberia me informar se há algum curso em Campo Grande, MS, que se tire o DRT para locutor e apresentador? Ou alguma coisa na área de dublagem? Grata desde já.

    ResponderExcluir
  5. Olá, existe algum curso em Campo Grande, Ms, que tire o DRT para locutor e apresentador?

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana, tudo bem???
    Infelizmente desconheço se há algum curso em Campo Grande que permita solicitar o DRT para locutor ou apresentador.
    Tenho amigos que são radialistas, mas eles se graduaram em Comunicação, especializando em rádio e TV. Talvez esse seja o melhor caminho.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir