quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CENTRO CULTURAL E TEATRO ARACY BALABANIAN REABREM SUAS PORTAS


As obras de revitalização do Centro Cultural José Octávio Guizzo serão concluídas até a próxima quinta-feira (20), quando o local será reaberto e entregue para a população.

A solenidade acontece às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian, com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros.

O espaço faz parte da história cultural do Estado há 27 anos e a reforma tem o objetivo de oferecer acessibilidade e conforto aos visitantes. O início das obras foi em junho de 2010. A reforma melhorou a segurança e qualidade técnica tanto no teatro, quanto nos demais espaços utilizados pelos artistas e pelo público em geral.

As ações foram realizadas no piso térreo - Galeria Wega Nery, sala Rubens Corrêa, sala Ignês Corrêa da Costa, secretaria, sala Central e sala de Ensaio -, subsolo - Ateliê de Artes, sala de Música e depósitos – e piso superior - composto pelo Teatro Aracy Balabanian, foyer e sala Conceição Ferreira.

O projeto priorizou a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, com a reforma e manutenção do elevador de acesso ao teatro, adaptação dos banheiros e instalação da passarela que liga o Centro Cultural com a Fundação de Cultura.

O espaço também recebeu instalações preventivas de incêndio, além de nova pintura externa e interna do prédio, melhorias na iluminação e instalação de refletores no pátio interno, reparos e troca de materiais nas instalações elétricas e hidráulicas e climatização da área administrativa.

O Teatro Aracy Balabanian foi beneficiado com a instalação de um novo aparelho central de ar-condicionado, além da climatização de ambientes como a bilheteria, o camarim e o foyer. As poltronas receberam manutenção, assim como o carpete que reveste as paredes e o chão.

O teatro também passa a ter novo cortinado, refletores e acessórios para o funcionamento de refletores antigos, além de novas mesas de som e de iluminação.

A sala Rubens Corrêa recebeu climatização e teve suas cadeiras reformadas, estando apta para receber novamente o Cinema d(e) Horror, o Cine Brasil e o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP-14) com o Cineclube, além de novos projetos audiovisuais, palestras e workshops.

Foram investidos R$ 417.807 mil em toda revitalização, sendo o recurso proveniente do Fundo Nacional de Cultura (FNC-MinC) com contrapartida do Governo do Estado.

O Centro Cultural foi escolhido pelo Edital da Fundação Nacional de Artes (MinC/FUNARTE) de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2011 para a melhoria do Teatro Aracy Balabanian. Os novos produtos e equipamentos possibilitaram a melhoria do teatro.

História - O prédio do Centro já abrigou diversos órgãos públicos, até que em 11 de outubro de 1984 foi fundado o Centro Cultural. Em dezembro de 1989, passou a se chamar Centro Cultural José Octávio Guizzo em homenageando o advogado, historiador, estudioso do folclore, cineasta, estimulador de talentos, produtor cultural, músico, poeta e ex-presidente da Fundação de Cultura, falecido no dia 20 de novembro do mesmo ano.

O espaço já abrigou espetáculos com os mais renomados artistas regionais e nacionais, cursos e oficinas englobando a diversidade cultural com exposições ímpares e mostras de filmes.

O Programa Educativo do CCJOG desenvolve ações que promovem a qualidade da experiência do público no contato com as artes, garantindo uma maior participação da sociedade através de cursos e oficinas dos mais diferentes segmentos culturais, além de incentivar as Visitas Mediadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário