terça-feira, 20 de setembro de 2011

CONHEÇA O PRISMA - GRUPO DE TEATRO


Hoje resolvemos falar um pouco da história do PRISMA GRUPO DE TEATRO, um dos mais antigos e tradicionais de Campo Grande (MS), a fim de resguardar um pouco da história do teatro sul-matogrossense.

Prisma no 2º Teatro nas Férias
O Prisma Grupo de Teatro, fundado em 2 de janeiro de 1995 pelo ator e diretor Celso Ramos do Nascimento, junto com o diretor teatral e carnavalesco Alex Guedes e Patrícia Rita, atriz, técnica de iluminação e sonoplasta do grupo.

Celso Ramos, registrado como ator e técnico na Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - FITEDCA, em 16/08/2001, registrado na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego sob o número 026, Livro 01, Fls 13-v (DRT/MS), portador da Carteira de Trabalho n° 83385/Série n° 00001 foi um dos maiores incentivadores pela criação do grupo junto aos moradores do bairro Estrela do Sul, onde o grupo ainda hoje mantém sua sede, embora tenha vários outros locais de ensaio e ministração de oficinas esparramado pela cidade de Campo Grande.


Cartaz: O Fantasma da Ópera


O Prisma sempre primou pela formação e aperfeiçoamento de seus atores e atrizes, bem como técnicos, cenógrafos e figurinistas. É um dos grupos locais com maior número de atores com registros profissionais (DRT) e está sempre trabalhando pela profissionalização de todo seu elenco.

O grupo, em parceria com a Escola Estadual Padre João Greiner desenvolveu vários projetos nas artes cênicas, e montou os espetáculos:

Em 1995:
 - As Correntes das DST, sobre doenças sexualmente transmissíveis.
 - Quem Matou Zefinha, espetáculo de rua.

Em 1996:
 - Mate e Vida Tereré, de Paulo Correa de Oliveira.
 - Morte Kaiowá Tempos Eletrônicos, de Paulo Correa de Oliveira.

Cartaz da peça: Drácula, em O Poder.
De 1997 a 2000:
 - A Última Cena
 - Ópera do Malandro, de Chico Buarque de Holanda.
 - O Drácula em o Poder.
 - No Vale dos Sentimentos Perdidos, com texto e direção de Adriana Riqueti

De 2002 a 2011:
 - O Arco-Íris, peça infantil com texto e direção de Marcos Gonçalves. O Arco-Íris está atualmente em cartaz novamente.
 - Itália, peça adulta com texto e direção de Marcos Gonçalves.
 - O Fantasma da Ópera.
 - Vida Plástica, musical com texto e músicas de Ewerton Goulart e direção de Alex Guedes.
 - É O Fim da Picada, comédia adulta de Gleidson Novais e direção de Ewerton Goulart.

No período de 1997 a 2002 o grupo apostou no desenvolvimento de novos talentos dentro do teatro. Com a peça “Itália”, o grupo participou do festival “Teatro nas Férias”, na sua terceira edição. Pela ACGT (Associação Campo-grandense de Grupos Teatrais), participou com suas peças infantis no festival Maria Clara Machado pela escola Padre João Greiner. Atualmente o grupo estava na sua segunda temporada com o musical Vida Plástica.

Em 2009 o grupo estreiou o musical VIDA PLÁSTICA que permaneceu em cartaz até 2010, e que apesar das polêmicas foi o primeiro musical sul-matogrossense 100% inédito. O texto e as músicas, bem como todos os atores e produção foram totalmente locais. No 28º Festival Sul-Matogrossense de Teatro, o musical conquistou 4 prêmios, dentre eles o de melhor espetáculo do festival. A uma proposta para o retorno do musical aos palcos em 2012 com texto atualizado e novas músicas.

Cartaz: O Arco-Íris e Vida Plástica.
Sessão dupla no Pontão de Cultura
Em 2010 o grupo refez a montagem do espetáculo infantil O ARCO-ÍRIS, dessa vez sob a direção de Mário Filho, que se apresentou no 29º Festival de Teatro da FESMAT, conquistando o prêmio de melhor atriz do festival por NOÊMYAH RODRIGUEZ. Além do espetáculo infantil, o grupo apresentou no mesmo festival a comédia adulta É O FIM DA PICADA, com texto de Gleidson Novais e direção de Ewerton Goulart, contando no elenco com os atores MÁRIO FILHO e GÉSSICA PAES, que foi indicada para melhor atriz na categoria adulto pela sua atuação nesse espetáculo.

Atualmente o grupo durante todo o ano de 2012, até o mês de outubro, estará em temporada de apresentação de seu espetáculo O MÁGICO DE OZ (infantil)sob a direção de Noêmyah Rodriguez, vencedor de 4 prêmios e outras 6 indicações no 30º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro, organizado pela FESMAT, a Federação de Teatro de Mato Grosso do Sul.

Cartaz: O Circo dos Sonhos
Com estréia prevista para o dia 6 de maio de 2012, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo do espetáculo infantil O CIRCO DOS SONHOS, com direção de Noêmyah Rodriguez, com cenários e figurinos de Alex Guedes e iluminação de Mário Filho, contando em seu elenco com Alessandra Rodrigues, Diogo Adriani, Ewerton Goulart, Jefley Maurício, Marcelo Benites, Nathália Schiavinato e Wagner Jean.

O grupo já contou em sua presidência com CELSO RAMOS, que foi o co-fundador do grupo, MÁRIO FILHO e atualmente está sob a presidência de EWERTON GOULART.

O Prisma tem feito apresentações em Campo Grande e algumas cidades do interior do estado e prepara-se agora para levar suas montagens também para outros estados.

Boa sorte ao grupo e a todos os seus componentes!!!

3 comentários:

  1. Ola....Gostaria de entrar em contato com vcs,temos enteresse de contrata-los e quero saber sobre valores,sou de Chapadão do Cèu -Goiás aiendy_rocha@hotmail.com -Secretaria de Cultura

    ResponderExcluir
  2. Olá Edy,

    Os dados de contato do PRISMA GRUPO DE TEATRO, foram encaminhados ao seu email.

    Um cordial abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,meu nome é Lucas Santos e moro em Campo Grande, gostaria de saber se há possibilidade de ingressar na companhia? Gosto muito de teatro e gostaria de me aperfeiçoar no mesmo.
    meu e-mail é lucasantos242@gmail.com
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir