sábado, 15 de maio de 2010

CineCultura - Programação de 14 a 27 de maio


- Os Homens que Encaravam Cabras - Direção: Grant Heslov


EUA / 2009 / Comédia / 90 min / 16 anos


Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Jeff Bridges, Stephen Lang, J. K. Simmons, Robert Patrick, Stephen Root.


Sinopse:

O jornalista Bob Wilton (Ewan McGregor) está procurando uma boa história para contar, quando conhece Lyn Cassady (George Clooney), uma figura misteriosa que afirma fazer parte de uma unidade experimental do exército norte-americano. Uma legião de “Monges Guerreiros” com incríveis poderes paranormais consegue ler a mente do inimigo, atravessar paredes e até mesmo matar uma cabra com um simples olhar. Como o criador do programa, Bill Django (Jeff Bridges), desapareceu, a missão de Cassady é encontrá-lo.

Sessões de 14 a 27/05 - Todos os dias às 19h


- Coração Louco - Direção: Scott Cooper


EUA / 2009 / Drama / 112 min/ 12 anos


Elenco: Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Robert Duvall, James Keane, Anna Felix.


Sinopse:

Bad Blake é um cantor de música folk, que leva uma vida dura depois de diversos casamentos, muitas turnês, além deexcesso de bebida em inúmeras ocasiões. Ele se interessa por Jean, uma jovem jornalista que descobre o verdadeirohomem por trás do músico. Bad aprende da maneira mais difícil como pode ser dura a vida para um louco coração.


Prêmios:

Vencedor das estatuetas de Melhor Ator (Jeff Bridges) e Canção Original (The Weary Kind, de Ryan Bingham and T Bone Burnett).
Ganhou dois Globos de Ouro 2010: Melhor Ator e Melhor Canção.


Sessões de 14 a 27/05 - De seg. a sex. às 21h - Sáb. dom. e fer. às 17h e 21h.


Cinema CineCultura - 67.3027.5858 - www.cinecultura.com.br

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Abertura da 23ª NOITE DA POESIA

- Hoje(4ª feira) às 19h, no Armazém Cultural(antiga estação ferroviária) - abertura da 23ª NOITE DA POESIA, com a apresentação dos 10 poemas selecionados e a escolha dos 3 vencedores
- Amanhã(5ª feira), também às 19h no Armazém Cultural, a "Aula-espetáculo" com um dos grandes artistas brasileiros - ARIANO SUASSUNA - vindo especialmente de Recife para o evento. Além da premiação dos 3 poemas vencedores, a noite cultural será prestigiada pela nossa Orquestra Sinfônica Municipal, que sob a regência do maestro e arranjador Eduardo Martinelli, apresentará entre outros números, "Maracatu" e "Romançário".
Vale lembrar que Ariano, além de escritor, dramaturgo e poeta, é o idealizador do Movimento Harmorial que criou uma proposta de arte erudita a partir de elementos culturais do nordeste brasileiro.

23ª NOITE DA POESIA

A abertura nesta 4ª feira(dia 12 de maio) da 23ª NOITE DA POESIA, quando serão conhecidos e interpretados os 10 poemas selecionados pelo "Valor Literário", contará também com a participação da cantora KARINA MARQUES e do violonista PIETER RAHMEIER - Entrada gratuita no ARMAZÉM CULTURAL às 19h00.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Midiateca do Pontão Guaicuru está no ar

Lista de livros e filmes e fotografias disponíveis na web

As mídias que compõem o acervo do Pontão de Cultura Guaicuru estão sendo disponibilizadas aos seus usuários, colaboradores e parceiros, através do link http://midiateca.pontaodeculturaguaicuru.org.br, onde os interessados encontrarão informações dos filmes e livros utilizados pelo Pontão nas atividades complementares de capacitação em teatro, audiovisual, software livre, entre outras áreas. Também estão disponibilizadas fotografias para download, formulário para cadastro e inscrição para oficinas e cursos oferecidos.

Temos um acervo importante, em livros e filmes, que compartilhamos com as pessoas que aqui desenvolvem atividades educativas e artísticas. Resolvemos criar um sistema para disponibilizar as informações sobre esse rico acervo na internet, para facilitar a utilização de forma ampla e organizada”, argumenta Belchior Cabral, coordenador de cultura do Pontão Guaicuru.

Segundo Luiz Carlos de Carvalho, técnico em computação que desenvolveu o sistema, a operacionalidade é muito fácil e rápida. “É só entrar no site, cadastrar-se, criar uma nova conta, que o usuário fica habilitado a fazer o empréstimo de qualquer conteúdo disponível nas listas”, explica.

A ferramenta segue o conceito do software livre que, segundo a Free Software Fundation, é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições, promovendo o “espírito” de acesso livre às informações.

Literatura

Ao cadastrar-se no site, o leitor fica por dentro de centenas de títulos disponíveis na sala de leitura para empréstimo, entre eles grandes autores nas áreas do teatro, do cinema e da cultura geral.

Galeria de Imagens

Um acervo com milhares de fotografias sobre diferentes temas. O usuário poderá fazer o download e utilizar, sem fins lucrativos, desde que cite a fonte e os créditos do fotógrafo.

Audiovisual

A parceria do Pontão Guaicuru com a Programadora Brasil, a Vídeo Filmes e outras produtoras-distribuidoras, destina uma lista de longas e curtas-metragens para abastecer as salas comunitárias do cinema livre, na Escola de Futebol Real, localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, nas Unidades Educacionais de Internação – UNEIs, em Campo Grande; na Associação Amigos do Brazil Bonito, em Bonito; no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, em Porto Murtinho, no Ponto de Cultura Música Sem Fronteiras, em Anastácio, e na sede do Pontão de Cultura Guaicuru, entre outros - para exibição com fins educacionais, gratuitamente.

Outros títulos de filmes, não utilizados em exibição pública, servem como suporte complementar aos programas de capacitação e treinamento desenvolvidos e são cedidos aos interessados gratuitamente, para assistência individual.

Para conhecer e se cadastrar, acesse a midiateca do Pontão: http://midiateca.pontaodeculturaguaicuru.org.br

Acesse também o portal do Pontão: www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

Outras informações:

Pontão de Cultura Guaicuru

(67) 3026-6356

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mídias Contemporâneas Narrativas Populares




O projeto é o primeiro de Mato Grosso do Sul selecionado pelo programa "Oi Novos Brasis do Oi Futuro".

Serão oferecidos cursos que visam estimular o surgimento de novas formas de contar histórias e a revitalização dos costumes e tradições de grupos populares

O Pontão de Cultura Guaicuru abre as inscrições para o Mídias Contemporâneas Narrativas Populares. Realizado em parceria com o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, o projeto oferece a 25 participantes um curso de produção audiovisual, com diversas disciplinas divididas em oito módulos. As aulas abordarão as diferentes formas de narrativa para cinema, TV, celular e internet.

O treinamento é destinado a integrantes de Pontos de Cultura, indígenas com experiência em atividades audiovisuais, estudantes de cinema, rádio e TV e profissionais do mercado de comunicação. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão exibidos nos canais de TV regional, WebTV e sessões de cinema livre.

“O objetivo desse projeto é dar capacitação e treinamento a quem tem dificuldade de acesso a esse tipo de conhecimento. As oficinas vão mostrar todas as etapas da produção audiovisual, aliadas ao desenvolvimento da cultura participativa, do envolvimento da inteligência dos coletivos dos quais originam os participantes, e a interatividade social”, afirma Andréa Freire, diretora do Pontão Guaicuru.

O projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares é um dos vinte selecionados pelo Oi Futuro na edição 2009 do Oi Novos Brasis, programa que apoia e desenvolve parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. Nesta última edição, pela primeira vez, foram selecionados projetos de todo o país. Desde 2004, o programa já investiu cerca de R$ 7,5 milhões e beneficiou mais de 40 mil pessoas com mais de 70 projetos que já se tornaram realidade.

Primeiro projeto selecionado pelo Oi Futuro no MS

O Oi Futuro é um dos maiores patrocinadores privados da cultura brasileira e acredita no poder transformador da arte, valoriza a diversidade regional e investe na cultura como retrato do país. O projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares pretende colaborar para o surgimento de novas formas de contar histórias, para a reflexão e prática da revitalização dos costumes e tradições dos grupos populares, com diferentes olhares sobre a realidade do Mato Grosso do Sul.

Sobre as Inscrições:

As inscrições estão abertas para todo o Mato Grosso do Sul até o dia 25 de maio. Serão selecionados 25 participantes que devem fazer todos os módulos do curso. A inscrição deverá ser realizada pelo site: http://midiateca.pontaodeculturaguaicuru.org.br/node/647 ou no Pontão de Cultura Guaicuru, na Rua 13 de Maio, 727, bairro Santa Dorothéa, em Campo Grande. As oficinas acontecerão em uma ou duas semanas por mês, no período noturno, entre os meses de junho e novembro de 2010, com os seguintes módulos:

Módulo 1 – O Cinema Contemporâneo e as Novas Mídias

Módulo 2 - Desenvolvimento de Projeto

Módulo 3 – Roteiro de Cinema

Módulo 4 – Produção

Módulo 5 - Fotografia e Câmera

Módulo 6 - Direção de atores

Módulo 7 – Direção de Cinema e TV – Realização de Curta-Metragem

Módulo 8 – Montagem

Mais informações sobre o Pontão de Cultura Guaicuru e o projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares:

www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

(67) 3026-6356

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores.

O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. Clique aqui para acessar o formulário.

terça-feira, 4 de maio de 2010

EDITAL DA FUNARTE

Com o maior orçamento dos últimos 20 anos definido pelo Ministério da Cultura, a Funarte acaba de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Com investimento total de R$ 56,8 milhões, a Funarte e o Ministério da Cultura acabam de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Foram lançadas as novas edições dos prêmios Myriam Muniz (teatro), Klauss Vianna (dança) e Carequinha (circo) e da Rede Nacional Artes Visuais – que estão entre as principais políticas públicas para as artes no Brasil. O apoio à literatura, à criação em música erudita e à circulação de música popular também está mantido. Além disso, muitas inovações garantem espaço para novos formatos e novas interações estéticas no país.

Pela primeira vez, a Funarte lança editais para seleção de festivais. Há também prêmios para artes cênicas na rua e o apoio a residências artísticas no Brasil e no exterior. A instituição investe na composição de música erudita, em concertos didáticos na rede pública de ensino e na gravação de CDs de música popular. Nas artes visuais, a Funarte volta a apoiar festivais e salões regionais, além de viabilizar projetos de pesquisa e reflexão crítica sobre artes contemporânea. A fotografia será tratada como categoria à parte, com o Prêmio Marc Ferrez.

ORÇAMENTO RECORDE – O orçamento da Funarte para 2010 é de R$ 101,6 milhões – sete vezes maior que o de 2003, e o maior em vinte anos de história da Fundação. Os programas foram elaborados a partir das diretrizes do Plano Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, com ampla participação da sociedade, por meio de diversos encontros com a diretoria colegiada da instituição e com os Colegiados Setoriais. Os projetos inscritos são analisados por comissões externas, contando sempre com representantes de todas as regiões brasileiras. As inscrições estão abertas em todo o país.

Confira os editais 2010 da Funarte/MinC que estão com inscrições abertas:

Prêmio de Produção Crítica em Música – Edital para apoio a dez trabalhos de pesquisa sobre música brasileira, com prêmios de R$ 15 mil para cada contemplado. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Composição Clássica - Edital para apoio a 70 obras inéditas para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, com prêmios de R$ 8 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil, R$ 20 mil e R$ 30 mil. Inscrições até 30 de setembro.

Prêmio de Concertos Didáticos – Edital para apoio a 16 projetos de concertos didáticos em escolas da rede pública, com prêmios de até R$ 20 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 28 de maio.

Prêmio Circuito de Música Clássica – Edital para apoio a 12 projetos de recitais de música de concerto, com prêmios de até R$ 75 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 27 de maio.

Prêmio Circuito de Música Popular – Edital para apoio a 12 projetos de turnês de espetáculos de música popular, com prêmios de R$ 65 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Apoio à Gravação de Música Popular - Edital para apoio a 20 projetos de gravação e difusão da música popular, com prêmios de R$ 35 mil para cada proposta selecionada. Inscrições até 26 de maio.

Prêmio de Dança Klauss Vianna - Edital para apoio a 40 projetos de atividades e espetáculos de dança, com prêmios de R$ 40 mil, R$ 60 mil, R$ 80 mil e R$ 100 mil. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio de Teatro Myriam Muniz – Edital para apoio a 34 projetos de circulação de espetáculos, com prêmios de R$ 90 mil e R$ 150 mil, e 36 de montagem de espetáculos, com prêmios de R$ 60 mil, R$ 90 mil e R$ 120 mil. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio Festivais de Artes Cênicas – Edital para apoio a 36 projetos de festivais de teatro, circo e dança, com prêmios de R$ 50 mil, R$ 80 mil e R$ 100 mil. Inscrições até 23 de maio.

Bolsa de Residências em Artes Cênicas - Edital para seleção de 43 propostas de residência artística para profissionais de teatro, dança ou circo, com bolsa de R$ 45 mil para cada beneficiado. Inscrições até 23 de maio.

Prêmio Artes Cênicas na Rua – Edital para apoio a 63 projetos de apresentação, registro ou preservação de atividades artísticas, com prêmios de R$ 20 mil, R$ 40 mil e R$ 50 mil. Inscrições até 23 de maio.

IBERESCENA - Fundo intergovernamental de apoio às artes cênicas. Criadores e produtores podem inscrever projetos em quatro categorias. Editais e mais informações em www.iberescena.org. Inscrições até 3 de setembro.

Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo – Edital para apoio a 103 projetos de artes circenses nas diversas regiões do país, com prêmios de R$ 15 mil, R$ 25 mil e R$ 40 mil. Inscrições até 23 de maio.

Bolsa para Formação em Artes Circenses – A Escola Nacional de Circo, situada no Rio de Janeiro, amplia seu caráter nacional ao conceder 15 bolsas de R$ 20 mil para alunos de outras áreas. Inscrições abertas até 23 de maio.

Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais– Edital para apoio a 30 trabalhos de reflexão crítica e teórica sobre a cultura brasileira, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.

Rede Nacional Artes Visuais - Edital para apoio a 40 projetos de fomento às artes visuais, com prêmios de R$ 20 mil e R$ 30 mil. Inscrições até 24 de maio.

Bolsa de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais – Edital para apoio a dez trabalhos de criação e de pesquisa em artes visuais, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.

Bolsa de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais – Edital para apoio a dez projetos de produção crítica em artes visuais, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 24 de maio.

Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais de Artes Visuais - Edital para apoio à realização de festivais de fotografia e/ou performances e de salões regionais, com prêmios de R$ 95 mil e R$ 260 mil. Inscrições até 24 de maio.

Prêmio Marc Ferrez de Fotografia – Edital de apoio a 36 projetos de no campo da fotografia, com prêmios de R$ 10 mil e R$ 40 mil. Inscrições até 24 de maio.

Conexão Artes Visuais - Edital de apoio a 30 projetos de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, com prêmios de R$ 55 mil. Inscrições até 8 de maio. Patrocínio: Petrobras.

Bolsa de Criação Literária – Edital para apoio a 60 trabalhos de produção de textos literários, nos gêneros lírico ou narrativo, com bolsas de R$ 30 mil. Inscrições até 27 de maio.

Bolsa de Circulação Literária – Edital para apoio a 50 projetos de atividades de promoção e difusão da literatura, em municípios do Programa Territórios da Cidadania, com bolsas de R$ 40 mil. Inscrições até 27 de maio.

Bolsa de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - 60 pesquisadores receberão R$ 30 mil para desenvolver textos críticos sobre arte em mídia digital, ou produzir conteúdo digital para a web.

Prêmio de Arte Contemporânea – Edital para apoio a 15 projetos de artes visuais para exposição nos espaços culturais da Funarte/MinC no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, com prêmios de R$ 40 mil, R$ 50 mil e R$ 80 mil. Inscrições até 27 de maio.

Além de editais para a ocupação de galerias e outros espaços expositivos, foram lançadas 11 seleções públicas para projetos de música e de artes cênicas a serem desenvolvidos em salas de espetáculos e teatros no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

>> Também foi divulgado o Edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal, que investirá R$ 13,8 milhões para financiar projetos culturais nos nove estados da região amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.