quinta-feira, 6 de maio de 2010

Midiateca do Pontão Guaicuru está no ar

Lista de livros e filmes e fotografias disponíveis na web

As mídias que compõem o acervo do Pontão de Cultura Guaicuru estão sendo disponibilizadas aos seus usuários, colaboradores e parceiros, através do link http://midiateca.pontaodeculturaguaicuru.org.br, onde os interessados encontrarão informações dos filmes e livros utilizados pelo Pontão nas atividades complementares de capacitação em teatro, audiovisual, software livre, entre outras áreas. Também estão disponibilizadas fotografias para download, formulário para cadastro e inscrição para oficinas e cursos oferecidos.

Temos um acervo importante, em livros e filmes, que compartilhamos com as pessoas que aqui desenvolvem atividades educativas e artísticas. Resolvemos criar um sistema para disponibilizar as informações sobre esse rico acervo na internet, para facilitar a utilização de forma ampla e organizada”, argumenta Belchior Cabral, coordenador de cultura do Pontão Guaicuru.

Segundo Luiz Carlos de Carvalho, técnico em computação que desenvolveu o sistema, a operacionalidade é muito fácil e rápida. “É só entrar no site, cadastrar-se, criar uma nova conta, que o usuário fica habilitado a fazer o empréstimo de qualquer conteúdo disponível nas listas”, explica.

A ferramenta segue o conceito do software livre que, segundo a Free Software Fundation, é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições, promovendo o “espírito” de acesso livre às informações.

Literatura

Ao cadastrar-se no site, o leitor fica por dentro de centenas de títulos disponíveis na sala de leitura para empréstimo, entre eles grandes autores nas áreas do teatro, do cinema e da cultura geral.

Galeria de Imagens

Um acervo com milhares de fotografias sobre diferentes temas. O usuário poderá fazer o download e utilizar, sem fins lucrativos, desde que cite a fonte e os créditos do fotógrafo.

Audiovisual

A parceria do Pontão Guaicuru com a Programadora Brasil, a Vídeo Filmes e outras produtoras-distribuidoras, destina uma lista de longas e curtas-metragens para abastecer as salas comunitárias do cinema livre, na Escola de Futebol Real, localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, nas Unidades Educacionais de Internação – UNEIs, em Campo Grande; na Associação Amigos do Brazil Bonito, em Bonito; no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, em Porto Murtinho, no Ponto de Cultura Música Sem Fronteiras, em Anastácio, e na sede do Pontão de Cultura Guaicuru, entre outros - para exibição com fins educacionais, gratuitamente.

Outros títulos de filmes, não utilizados em exibição pública, servem como suporte complementar aos programas de capacitação e treinamento desenvolvidos e são cedidos aos interessados gratuitamente, para assistência individual.

Para conhecer e se cadastrar, acesse a midiateca do Pontão: http://midiateca.pontaodeculturaguaicuru.org.br

Acesse também o portal do Pontão: www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

Outras informações:

Pontão de Cultura Guaicuru

(67) 3026-6356

Nenhum comentário:

Postar um comentário