quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MÁGICO DE OZ - CONFIRMADA SEGUNDA SESSÃO!!!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MÁGICO DE OZ ESTRÉIA EM CAMPO GRANDE!!!

Compartilhem e divulguem. Não tem o glamour da peça do Pedro Silva porque é produção com artistas locais. O grupo está ensaiando há quase um ano e vai levar adiante com recursos próprios. Aqui se está brigando por 1% ainda!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 30º FESTIVAL SUL-MATO-GROSSENSE DE TEATRO


30º FESTIVAL SUL-MATO-GROSSENSE DE TEATRO

 Inscrições abertas!!!
  
A FESMAT – Federação Sul-Mato-Grossense de teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, e o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – F.C.M.S.   realiza o 30º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro de 02 à 07 de Dezembro de 2011, na Cidade de  Campo Grande  (MS). As apresentações serão no Teatro Aracy Balabanian, Praças e Parques  da cidade.

No seu 30º Festival a FESMAT presta homenagem ao Grupo Teatral Senta Que o Leão é Manso da UCDB, pela sua trajetória de sucesso e principalmente pela sua participação ativa e fundamental na história da Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro.

O Festival que é competitivo, irá reunir em 06 dias mais de 20 Grupos Teatrais. Haverá Premiação em diversas categorias. Serão ao todo 15 apresentações entre Espetáculos Infantís, Adultos e Teatro de Rua. Logo após cada apresentação haverá debate com os Jurados, Atores, Técnicos dos Espetáculos e participantes do Festival.

Haverá Premiações com Troféus em todas as categorias e R$ 2.000,00 em dinheiro para os Melhores Espetáculos.

O Festival que tem como característica principal o fato de ser itinerante já foi realizado nas cidades de  Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã, Dourados, Rio Verde e São Gabriel do Oeste. Agora chegou a vez de Campo Grande  se transformar novamente por 06 dias na Capital do Teatro de Mato Grosso do Sul.

O grande objetivo do Festival promovido pela FESMAT é a descentralização dos acontecimentos na área do Teatro provocando assim a circulação dos Espetáculos e o intercambio entre os Grupos Teatrais do estado.

Inscrições: de 07 à 25 de Novembro/2011, Pessoalmente no Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 das 18:00 às 21:00 horas ou via sedex.

Regulamento no site: fesmat.blogspot.com / E-mail: fesmat_ms_teatro@yahoo.com.br
Ou pelos fones: 8402-2980/9216-3012 (Jair de Oliveira) e 8115-0015 (Marcelo Piccolli)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESPETÁCULO INFANTIL "A ROUPA NOVA DO IMPERADOR", NO TEATRO ARACY BALABANIAN



O Grupo Teatral Unicórnio apresenta:
A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
Da obra original de Hans Christian Andersen

Numa parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Grupo Teatral Unicórnio apresenta neste final de semana, sua mais nova Produção. Trata-se de uma adaptação da obra
A ROUPA NOVA DO IMPERADOR de Hans Christian Andersen. O Espetáculo que desde o mês de Abril vinha sendo apresentado no Teatro Glauce Rocha, no Projeto A ESCOLA VAI AO TEATRO, faz agora a sua Estréia no Palco do Teatro Aracy Balabanian. A história do Imperador vaidoso que só pensava nas roupas novas, já encantou milhares de espectadores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. A Peça também foi selecionada e participou do 5º FESTCAMP – Festival Nacional de Teatro de Campo Grande e foi contemplado com Projeto de Circulação de Espetáculos pelo FOMTEATRO – Programa Municipal de Fomento ao Teatro de Campo Grande/2011.

O dono da história:

Hans Christian Andersen nasceu em Odensae, Dinamarca, em 02 de Abril de 1805, e faleceu em Copenhague em 1875. Autor de inúmeros contos infanto-juvenis, traduzido por todo o mundo. Graças a sua contribuição para literatura Infantil e Juvenil, a data de seu nascimento, é hoje o dia Internacional do livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante Prêmio Internacional do gênero leva seu nome.

A História

Há muitos e muitos anos havia um Imperador tão apaixonado pelas roupas novas, que gastava com elas todo o dinheiro que possuia. Pouco se incomodava com seus soldados, com o Teatro ou com os passeios pelos bosques, contanto que pudesse vestir seus trajes. Tinha um para cada hora do dia, e, ao invés de se dizer dele o que se diz de qualquer Imperador: ‘’Está na Câmara do Conselho’’, dizia se sempre a mesma coisa: ‘’O Imperador está se vestindo, ou desfilando’’.

O Espetáculo

O Grupo Teatral Unicórnio comemora 25 anos de existência, com a montagem de mais um grande Clássico da Literatura Infantil. Trata-se de uma Comédia para Crianças de todas as idades, tocando em assuntos que continuam bem atuais, utilizando Cantigas de Roda e a Música Clássica como fundo e investindo em recursos multimídia, com alguns Cenários projetados e cenas interativas em vídeos produzidos com exclusividade para o Espetáculo.

Com Texto e Direção de Jair de Oliveira, a Peça tem no Elenco,  Amélia Rocha, Kadu de Paula, Erion Samudio e Neca Ledger.

Dias 12 e 13 de Novembro / 2011
Sábado às 17:00 e às 20:00 horas – Domingo: às 10:00, às 17:00 e às 20:00 horas
Local: Teatro Aracy Balabanian – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro – Fone: 3317-1792
Valor  do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia/carteirinha) R$ 20,00 (antecipado)
Ingresso com valor único promocional de R$ 10,00 (dez reais) na sessão das 10:00 horas do dia 13 (domingo)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CORO DE CÂMARA DA UFMS NO TEATRO ARACY BALABANIAN


O QUE É "DRT"? QUAL SUA IMPORTÂNCIA??!

O que é DRT?

DRT significa Delegacia Regional do Trabalho. É errado dizer: "quero (ou tenho) DRT!". Você quer (ou tem) um registro profissional.

"Ter" um DRT, como a maioria diz, significa ser registrado profissionalmente, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Resumindo: teoricamente, se você "tem" um DRT, significa que você é ator profissional e que está preparado para atuar.


Por que preciso do DRT?

Pela Lei 6.533 de 1978, que regulamenta a profissão de ator, somente atores com este registro podem ser contratados como profissionais em trabalhos de TV, cinema, teatro ou publicidade. Caso não "tenha" o DRT, o ator não pode ser contratado para nenhum trabalho como profissional, só tendo autorização para trabalhar como amador. E, por exemplo, atores amadores não podem trabalhar na TV. Até podem, mas como figurantes ou interpretando papéis sem fala, em segundo plano.

Como "tirar" o DRT?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é SATED. SATED é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão. A maioria dos Estados brasileiros possui um SATED com o objetivo de representar os artistas da região. É ele o responsável por conceder o registro profissional aos atores no Brasil. Nos estados onde ainda não há um SATED, é possível obter um Atestado de Capacitação Profissional, emitido pela Federação de Teatro, como é o caso de Mato Grosso do Sul.


Continuando sobre o DRT...

Segundo a Lei existem duas formas de obter o DRT:


I - diploma ou certificado correspondentes às habilitações profissionais de Ator reconhecidas na forma da Lei; ou


II - atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias  profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva.

Resumindo: você precisa cursar uma faculdade de Artes Cênicas, que dura cerca de 2 a 4 anos, ou estudar em cursos reconhecidos pelo SATED do seu Estado. 

Também existe a possibilidade de reconhecer seu trabalho provando ao SATED que você participou efetivamente, como ator, em projetos profissionais de teatro, cinema, TV, comerciais, eventos... Esta forma de dar entrada no seu registro profissional pode variar de SATED para SATED e, em alguns casos, além da comprovação dos trabalhos, é exigida uma prova prática diante de uma banca examinadora.  Após aprovação do SATED, o ator recebe o DRT provisório, que tem validade de um ano. Neste período, o ator terá que fazer pelo menos mais um trabalho para obter o DRT definitivo.

Para saber como obter seu Registro Profissional em MS, clique AQUI.


Maiores informações, basta enviar um comentário aqui mesmo no blog.


Abraços!!!

Fonte:

STREET DANCE FEST 2011